Marlene Monteiro Freitas

Marlene Monteiro Freitas

NÔT

Marlene Monteiro Freitas

NÔT

De um lado, uma parede de pessoas, do outro, uma parede de pedras. Como se "preso entre a espada e a parede", um palco. Neste vale encantado, um espetáculo em miniatura, NÔT (a partir das 1001 Noites), é criado para encaixar-se em vastos espaços. Toma a forma de uma fábula, enquanto resultado da acumulação de muitos contos, uns de amor, outros de guerra, alguns de jornadas, outros de bestas. São contos-armas que garantem a sobrevivência do seu narrador, num duelo entre a imaginação e um coração petrificado. São contos-lamentos que honram aqueles que estão ausentes, num duelo entre vida e morte, prisão e liberdade, vício e virtude, realidade e desejo.

Nesta arquitetura de pedra sobre pedra, e pessoa sobre pessoa, um espelho imaginário. Um artefacto de multiplicação, projeção, alienação e encantamento que, noite após noite, transforma o palco numa cebola. Camada por camada, envolto em aromas e respingos invisíveis, a "boca contadora de histórias" oferece-se à espada e à parede, adicionando mais um conto à infinidade de contos.

Anus artificiel lombaire gauche, détail, in Jean Baptiste Marc Bourgery et Nicolas Henri Jacob (lithographies), Traité complet de l'anatomie de l'homme: comprenant la médicine opératoire, Paris, C. Delaunay, vol. 7, "Atlas", 1840, pl. 42.

11 SET 2025
QUI 21:00

12 SET 2025
SEX 21:00

13 SET 2025
SÁB 19:00

14 SET 2025
DOM 17:00

Comprar Bilhetes
Auditório Emílio Rui Vilar
20€ (descontos)
Duração 1h45
M/12

Coreografia

Marlene Monteiro Freitas

Assistência de coreografia

Francisco Rolo

Com

Ben Green, Henri “Cookie” Lesguillier, Joãozinho da Costa, Mariana Tembe, Marie Albert, Miguel Filipe, Rui Paixão, Tomás Moital

Cenografia

Yannick Fouassier, MMF

Iluminação e direção técnica

Yannick Fouassier

Operação de luz

João Chicó

Figurinos

MMF, Marisa Escaleira

Som

Rui Antunes

Direção de cena

Ana Luísa Novais

Adereços

Cláudio Silva

Estagiária de cenografia

Emma Ait-Kaci

Consultoria artística

João Figueira, Martin Valdés-Stauber

Produção

P.OR.K

Difusão

Key Performance

Coprodução

Festival d’Avignon, Berliner Festspiele, International Summer Festival Kampnagel, Culturgest, MC2 Maison de la Culture de Grenoble Scène nationale, Le Quartz Scène nationale, La Comédie de Clermont-Ferrand Scène nationale, Maison de la danse Lyon Pôle européen de création, Parc de la Villette, Teatro Municipal do Porto, Kunstenfestivaldesarts, PACT Zollverein, Comédie de Genève, La Bâtie de Genève

Apoio

Dançando com a Diferença, Fondation d’entreprise Hermès

Residências

O Espaço do Tempo, Alkantara, OPART/Estúdios Vítor Cordon

A pesquisa dramatúrgica de NÔT foi apoiada pelo Onassis AiR em 2025

Partilhar Facebook / Twitter