Este evento já decorreu.
Jonathan Capdevielle
Jonathan Capdevielle
Jonathan Capdevielle adapta ao teatro Un Crime, romance policial de Georges Bernanos. Desossa os particularismos da província e descasca a franqueza e as tradições dos aldeões para examinar a condição humana com empatia, ternura e humor negro. O “pároco de Mégère” é um recém-chegado que age a contrapelo da religião católica, movido por um enigmático desígnio mortífero. Perdido num policial sem saída, ensurdecido pela polifonia das personagens, o leitor deixa-se engolir pelo labirinto da sua própria investigação.
Capdevielle vai direito ao núcleo deste vulcão de estranheza e terror, na orla do fantástico, pondo em cena o jogo de máscaras desta figura de padre, turva e atraente, que vem perturbar a ordem estabelecida. Brinca com a multiplicidade dos papéis atribuídos a cada um dos atores e com uma interpretação policromática do texto, estendendo o leque de possibilidades da exaltação ao realismo, para melhor esborratar as fronteiras entre realidade, sonho e pesadelo.
Jonathan Capdevielle apresentou na Culturgest Adishatz/Adieu em 2016.
Acontece-lhe ter sonhos, (...) sonhos verdadeiros, sonhos cuja lógica e verosimilhança são tais que parecem prolongar-se mais além, tomar o seu lugar nas nossas recordações, passando a pertencer ao nosso passado?
Georges Bernanos, Un Crime, 1935
11 JAN 2018
QUI 20:30
12 JAN 2018
SEX 20:30
15€*
Duração 3h
* Jovens até 30 anos e desempregados 5€
Espetáculo em francês, com legendas
Conceção, adaptação e encenação
Jonathan Capdevielle
Interpretação
Clémentine Baert, Arthur B. Gillette/Jennifer Hutt, Jonathan Capdevielle, Dimitri Doré, Jonathan Drillet, Michèle Gurtner
Consultor artístico/assistente de encenação
Jonathan Drillet
Conceção e realização cenográfica
Nadia Lauro
Construção da cenografia
Oficinas de Nanterre-Amandiers (Marie Maresca, Michel Arnould, Gabriel Baca, Théodore Bailly, Mickaël Leblond)
Luzes
Patrick Riou
Assistido por
David Goualou
Sintetizador modular Ray imaginado e construído por
Benoît Guivarc’h
com circuitos de
Ray Wilson
Criação sonora e musical
Vanessa Court, Arthur B. Gillette, Jennifer Hutt, Manuel Poletti
Composição musical
Arthur B. Gillette
Operação de som
Vanessa Court
Colaboração informática musical
IRCAM (Manuel Poletti)
Figurinos
Colombe Lauriot Prévost
Direção de cena
Jérôme Masson
Olhar exterior
Virginie Hammel
Produção, difusão, administração
Fabrik Cassiopée (Isabelle Morel, Manon Crochemore & Romane Roussel)
Produção delegada
Association Poppydog
Coprodução
Le Quai – Angers, Nanterre-Amandiers, Festival d’Automne à Paris, CDN Orléans, manège – Reims, Théâtre Garonne – Toulouse, L’Arsenic Lausanne, Le Parvis Tarbes, IRCAM Apoio King’s Fountain
Estreia
6 de novembro de 2017, Le Quai – Angers