Polis: A Política da Cidade

Polis: A Política da Cidade

Paola Viganò, João Ferrão

Polis: A Política da Cidade

Paola Viganò, João Ferrão

Curadoria e moderação: João Seixas

Como escreveu o filósofo e urbanista francês Paul Virilio, ”não há política sem cidade. Não há realidade da história sem a história da cidade. A cidade é a maior forma política da história.” A cidade é uma construção coletiva onde se cruzam e confrontam uma miríade de interesses, estratégias e poderes. Uma complexidade que, obviamente, exige política. No sentido aristotélico, a polis é sobretudo política e cidadania – cada indivíduo faz parte de um espaço e de uma comunidade, tendo a possibilidade, ou mesmo a responsabilidade, de participar e contribuir para o bem comum. 
Na cidade contemporânea permanecem válidos estes axiomas? Que novos espaços públicos e veículos de representação, de ação social e de afirmação política para as cidades do futuro? Um debate com a arquiteta Paola Viganò e o geógrafo João Ferrão.

PROGRAMA GENOMA URBANO

4 FEV 19:00
Urbs: O Corpo da Cidade 
Patrícia Melo, Salvador Rueda 

Garantir lugar

Que corpo tem uma cidade? De que elementos se compõe, como evolui e se transforma? A forma como os espaços e sistemas urbanos se estruturam afeta a sociedade, a economia e os direitos de cada coletivo? Diante destes desafios, como podemos reorganizar as estruturas urbanas para tornar o dia a dia mais vivido e partilhado?

25 FEV 19:00
Civitas: Os Fluxos da Cidade  
Fátima Vieira, Richard Sennett 

Garantir lugar

A cidade é um forte conjunto de milhões de laços – laços frágeis, porque humanos. O que fortalece, ou por outro lado, o que enfraquece, os laços entre a população numa cidade? Que elementos e que condições permitem formar comunidades urbanas heterogéneas, dinâmicas e tolerantes, sobretudo, perante a atual crise do urbanismo e o desigual acesso à habitação e à própria cidade?

11 MAR 19:00
Polis: A Política da Cidade
Paola Viganò, João Ferrão

Garantir lugar

Que novos espaços públicos e veículos de representação, de ação social e de afirmação política para as cidades do futuro? Um debate com a arquiteta Paola Viganò e o geógrafo João Ferrão.

© Bernd Dittrich.

11 MAR 2026
QUA 19:00

Garantir lugar
Pequeno Auditório
Entrada gratuita*
Duração 2h

*mediante pré-inscrição ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação). Pré-inscrições não levantadas ficam disponíveis 15 min. antes da conferência.

Em inglês

BIOGRAFIAS

Paola Viganò é arquiteta e professora no IAU Venice e na École Polytechnique Fédérale de Lausanne. É uma das vozes centrais nos debates europeus sobre as grandes questões do desenvolvimento urbano contemporâneo, tanto em trabalhos teóricos como práticos. Lidera o Laboratório de Urbanismo (Lab-U), com investigação centrada em novas formas de urbanização e renovação ecológica das cidades. Em conjunto com Bernardo Secchi, fundou o estúdio de arquitetura Studio, responsável por planos urbanísticos em cidades como Bérgamo, Siena, Antuérpia, Lille, Montpellier e, mais recentemente, Grand Paris. Recebeu diversos prémios, entre os quais o Grand Prix d’Urbanisme e a medalha de ouro da arquitetura italiana. 

 

João Ferrão é geógrafo e investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sendo uma das vozes mais respeitadas no pensamento urbano e territorial em Portugal. Foi consultor da OCDE e da Comissão Europeia, presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e pró-reitor da Universidade de Lisboa. Colabora regularmente com autarquias e associações de desenvolvimento local. Coordena a plataforma SDG Local, uma iniciativa que visa promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas entre os municípios portugueses.

 

Partilhar Facebook / Twitter