Tânia Carvalho
Tânia Carvalho
Tânia Carvalho faz parte de um grupo crescente de artistas do nosso país que desenvolvem e apresentam os seus trabalhos a nível internacional. É regularmente convidada para criar coreografias para companhias de bailado, não só pela CNB, como também pelas conceituadas companhias de bailado de Lyon e de Marselha. Estes convites prendem-se com a sua conceção inusitada e audaz do corps de ballet, desenhando coreografias de grupo a partir de um caleidoscópio de estilos, do romantismo ao expressionismo e à dança contemporânea.
A coreógrafa requisita livremente conceitos do teatro, da mímica, do cinema e da pintura para construir um vocabulário muito próprio, evocando um universo denso e estranhamente emotivo.
18 MAI 2023
QUI 21:00
19 MAI 2023
SEX 21:00
20 MAI 2023
SÁB 19:00
sessão escolar no dia 17 às 15:00
Biografia Tânia Carvalho
Tânia Carvalho (1976) nasceu em Viana do Castelo e vive em Lisboa. Como coreógrafa, com uma carreira de mais de vinte anos de criação, tem tido presença regular em teatros, festivais e residências artísticas, dentro e fora de Portugal. Fez criações para outras companhias, como o Ballet de l’Opera de Lyon (Xylographie), a Company of Elders, em Londres (I Walk, You Sing), a Companhia Nacional de Bailado (S), a Companhia Paulo Ribeiro (Como é que eu vou fazer isto?), a Companhia de Ballet do Norte (3), a Dançando com a Diferença (Doesdicon) e o Ballet National de Marseille (one of four periods in time).
Entre os seus projetos musicais destacam-se Madmud, Idiolecto e dubloc barulin. Em 2018 realizou Um Saco e uma Pedra – peça de dança para ecrã, o seu primeiro filme. Em 2021 iniciou o projeto Papillons d’éternité, com Matthieu Erhlacher.
Em 2022, no âmbito da Temporada Cultural Portugal-França, o Théâtre de la Ville dedica um foco no seu trabalho, apresentando vários espetáculos em Paris.
Prémio Programa Jovens Criadores 2000, com Inicialmente Previsto, foi também galardoada com o Prémio Melhor Coreografia da Sociedade Portuguesa de Autores, com Icosahedron (2012) e onironauta (2021). Em 2019, foi distinguida com o título de Cidadã de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Coreografia e direção artística
Tânia Carvalho
Intérpretes
Andriucha, Bruno Senune, Catarina Carvalho, Cláudio Vieira, Filipe Baracho, Luís Guerra, Matthieu Ehrlacher, Nina Botkay, Patricia Keleher, Tânia Carvalho
Desenho de luz e direção técnica
Anatol Waschke
Técnico de som
Juan Mesquita
Música
Tânia Carvalho (tbc)
Figurinos e Cenário
a definir
Direção executiva
Vítor Alves Brotas
Produção executiva e logística
João Guimarães
Comunicação e assessoria de imprensa
Sara Huberty Ramos
Agenciamento internacional
Colette de Turville
Produção
Agência 25
Coprodução
La Briqueterie / Biennale du Val-de-Marne (France), Culturgest (Portugal), Théâtre Jacques Carat Cachan (France), Teatro Municipal do Porto / Festival DDD (Portugal), Julidans Festival (Netherlands), Theatro Circo (Portugal), Estúdio 25 (Portugal).