Este evento já decorreu.

Cinema e Razão Ecológica [ADIADO]

Cinema e Razão Ecológica [ADIADO]

Teresa Castro

Cinema e Razão Ecológica [ADIADO]

Teresa Castro

Conferência ADIADa

Na sequência das recomendações e orientações da Direção-Geral da Saúde para contenção da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), e de acordo com o seu plano de contingência, a Culturgest comunica que vai estar encerrada a partir de 15 de janeiro e até ao fim do confinamento.

Mais informações aqui

A crise ecológica que hoje atravessamos é indissociável duma crise do empobrecimento das práticas e afetos que nos ligam à Terra e aos outros seres vivos. Face à perspetiva cada vez mais concreta dum planeta inabitável, é urgente imaginar uma relação mais atenta, inclusiva e generosa para com a natureza e o não-humano: uma ética da atenção e do cuidado. É neste contexto que as formas sensíveis têm um papel político a desempenhar. Inspirada por uma série de propostas ecofeministas, a historiadora Teresa Castro sugere que as imagens em movimento nos podem ajudar a alargar os limites da atenção e colaborar na fundação duma razão ecológica. Não se trata de defender que o cinema se deva colocar ao serviço dos discursos ecológicos, mas de propor que possa restaurar o maravilhamento diante do mundo, que nos é mais do que nunca necessário.

Teresa Castro é historiadora de arte e professora de Estudos Cinematográficos na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3. A sua investigação centra-se na relação entre cinema e animismo, ecocrítica e formas de vida vegetal. Publicou The Mediated Plant (E-flux, setembro 2019) e coeditou o livro coletivo Puissances du végétal et cinéma animiste. La vitalité révélée par la technique (Ed. Presses du réel, 2020).

2021: The show must go on

20 JAN 2021
QUA 18:30

Adiado
Pequeno Auditório
Entrada gratuita com levantamento de bilhete 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala)
Duração 90 min

Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia no âmbito do projeto ACT – Art, Climate, Transition

ACT Art Climate Transition

Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, no âmbito do projeto ACT — Art, Climate, Transition

Partilhar Facebook / Twitter