Este evento já decorreu.

A Terra à Luz de Outros Planetas

Pedro Machado, Ricardo Trigo

A Terra à Luz de Outros Planetas

Pedro Machado, Ricardo Trigo

Moderação: Fábio Silva

Que fenómenos climáticos extremos podemos vir a enfrentar na Terra, à luz do que observamos na atmosfera de Vénus? Quando comparamos a atmosfera e o clima da Terra com os de outros planetas do Sistema Solar, o que têm de especial, ou em comum? O estudo das outras atmosferas planetárias pode ajudar a compreender as mudanças no clima a que estamos a assistir na Terra? Áreas de estudo diversas, mas complementares, como a geofísica e a astrofísica, podem colaborar e informar as decisões necessárias e urgentes face à atual crise climática. 

Em diálogo, Pedro Machado, investigador em ciências planetárias do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), e Ricardo Trigo, especialista em climatologia no Instituto Dom Luiz (IDL), ambos professores na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, cruzam o estudo comparado das diferentes atmosferas que existem no Sistema Solar com a suscetível e complexa variabilidade do clima terrestre.

© AXA/PLANET - C Project Team.

30 JAN 2024
TER 18:30

Auditório Emílio Rui Vilar
Entrada gratuita*
Duração 2h

*com levantamento de bilhete 30 min. antes do início da sessão (sujeito à lotação da sala).

Biografia Fábio Silva

Fábio Silva é comunicador de ciência e autor do projeto de divulgação científica Universo Perpendicular, onde comunica ciências do espaço nas redes sociais através de um ângulo diferente, criativo e acessível.

Já foi orador sobre comunicação de ciência na Universidade do Minho, no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, na Feira de Ciências Em Órbita, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Planetário do Porto, entre outros. Colabora com diferentes escolas e empresas na promoção do conhecimento científico. 

Acredita firmemente que aumentar a literacia científica no público em geral é fundamental para a sociedade moderna e um dos principais desafios do século XXI. Defende que uma abordagem de comunicação científica eficaz, criativa e acessível desempenha um papel vital, quer nos média tradicionais, nas plataformas digitais e nas escolas. A sua missão: dar mais espaço à ciência em Portugal, Brasil e PALOP.

Parceria

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Partilhar Facebook / Twitter