What has Love Got to do with It? Performance, Intimidade, Afetividade

Os limites entre esfera pública e privada desvanecem-se. Tal implica, por vezes, a diminuição da participação ativa do cidadão, transformado em mero espectador de outras vidas e intimidades amplificadas através dos media. Por sua vez, os media criam novos espaços de expressão pessoal e coletiva ao permitir tornar visível, com uma facilidade antes impensada, estas relações porosas entre o público e o íntimo.

A intimidade tornou-se o centro das performances públicas, com todas as suas contradições e paradoxos. Esta conferência explora as formas como a performance contemporânea interroga e reformula as experiências e definições de intimidade. Como é que as práticas artísticas questionam as fronteiras entre familiar e não familiar, individual e coletivo? De que forma os media, as redes sociais e a prática de uma vida projetada para um mundo global afeta a compreensão dos espaços de intimidade? Quais os novos lugares do afeto?

Durante dois dias, artistas e investigadores abordam as relações entre performance, intimidade e afeto de uma perspetiva tanto estética quanto política e sociológica.

No final de cada sessão é apresentada uma conversa com Catherine Wood (segunda-feira) e Rabbya Naseer (terça-feira), curadoras e pensadoras em arte contemporânea, que continuarão a aprofundar as temáticas abordadas ao longo do dia. 

Mais informações aqui.

18 FEV 2019
SEG 10:30–18:00

19 FEV 2019
TER 10:30–18:00

Pequeno Auditório
Entrada gratuita*

* Entrada gratuita (sujeita à lotação), mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 10:00

Live streaming acessível no próprio dia neste website

Parceiros

IHA – Instituto de História da Arte, ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, CEIS20-UC – Centro de Estudos Interdisciplinares do séc. XX, FLUC 


 

Colaboração

Teatro da Garagem

Coordenação científica

Bruno Marques, Cláudia Madeira, Fernando Matos Oliveira, Giulia Lamoni, Liliana Coutinho

CONVIDADOS ESPECIAIS

Ana Pais, Luís Trindade, Manuel Lisboa, Susana Mendes Silva

Partilhar Facebook / Twitter