ZERO
ZERO
Num contexto de alterações climáticas, propomos uma reflexão sobre os limites e as possibilidades do planeta. Num primeiro momento, exploramos caminhos para regenerar sistemas alimentares e produtivos, propondo uma cultura de suficiência e equidade que respeite os limites planetários. De seguida, instigamos o debate a partir da questão: será possível reservar metade do planeta como “natureza pura”?
No final dos debates, exibimos o documentário Ecossistema ZERO, de Paulo Lucas, que retrata 10 anos da Associação ZERO, e o seu papel na construção de um futuro ambientalmente justo.
16:30 – Boas-vindas | Francisco Ferreira
16:35 – Suficiência: uma abordagem transformada em solução?
Conseguiremos num futuro próximo implementar um conjunto de medidas e práticas quotidianas que evitam a procura de energia, materiais, solo e água, enquanto continuamos a proporcionar bem-estar humano para todos dentro dos limites do planeta?
• 16:35 – Apresentação: Agata Meysner | Generation Climate Europe
• 16:50 – Mesa-redonda: Agata Meysner, Susana Fonseca (ZERO), Filipa Saldanha (Crédito Agrícola), com moderação de Vera Moutinho (jornalista e docente)
• 17:20 – Sessão de perguntas e respostas
17:30 – Sistema alimentar global: ainda vamos a tempo de o regenerar?
O sistema alimentar global é insustentável para as pessoas e para o planeta, mas é possível resolver a crise alimentar mundial com as mesmas abordagens políticas que a criaram?
• 17:30 – Apresentação: Inês Costa Pereira | CERNAS ESA/IPV – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, Escola Superior Agraria do Instituto Politécnico de Viseu
• 17:45 – Mesa-redonda: Inês Costa Pereira, Francisco Ferreira (ZERO), João Cruz (BCSD Portugal), com moderação de Fernando Peixeiro (jornalista da Agência Lusa)
• 18:20 – Sessão de perguntas e respostas
Conferências e Debates x
Agata Meysner e Inês Costa Pereira
Suficiência e Regeneração
3 DEZ
QUA 16:30 - 18:20
19:00 – Biodiversidade: é possível reservar metade do planeta como ‘natureza pura’?
Preservar uma área grande do planeta livre de atividades humanas obriga-nos a aumentar a sustentabilidade das nossas atividades, como a pesca ou a agricultura e a ter cidades mais sustentáveis, mas como inverter a tendência de não alcançar esses objetivos quando estamos numa situação de emergência?
• 19:00 – Apresentação: Maria Amélia Martins-Loução | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia
• 19:15 – Mesa-redonda: Maria Amélia Martins-Loução, Paulo Lucas (ZERO), João Mestre (Fidelidade), com moderação de Patrícia Fonseca (Jornal MedioTejo)
• 20:00 – Sessão de perguntas e respostas
20:15 – Exibição do documentário “Ecossistema ZERO”
No final das apresentações, exibiremos o documentário Ecossistema ZERO, de Paulo Lucas, que retrata 10 anos da Associação ZERO, e o seu papel na construção de um futuro ambientalmente justo
Cinema x Conferências e Debates x
Maria Amélia Martins-Loução
Biodiversidade - É Possível Reservar Metade do Planeta como “Natureza Pura”?
3 DEZ
QUA 19:00 - 21:00
03 DEZ 2025
QUA 16:30–21:00
Entrada gratuita*
GARANTIR LUGAR
Suficiência e Regeneração
GARANTIR LUGAR
Biodiversidade - É Possível Reservar Metade do Planeta como “Natureza Pura”?
*mediante pré-inscrição disponível em culturgest.pt ou levantamento de bilhete 15 min. antes (sujeito à lotação da sala). As pré-inscrições não levantadas são disponibilizadas 15 min. antes do início da conferência
Em inglês e português