Visitas Guiadas Escolas | 1974-1983
Visitas Guiadas Escolas | 1974-1983
O trabalho inicial de Júlia Ventura (Lisboa, 1952) constitui uma das mais poderosas reflexões que o contexto artístico nacional produziu sobre as questões da representação e sobre o impacto que os sistemas de disseminação da imagem contemporânea nelas desempenham. Nas visitas guiadas dedicadas ao público do pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos e ensino secundário fazemos um mergulho nos anos formativos de produção da artista, entre 1975 e 1983.
Pré-escolar
Quantas emoções cabem numa exposição?
Será que uma fotografia pode falar? Tem segredos para nos contar? Estará triste, estará feliz, surpresa ou zangada? E quantas emoções cabem afinal dentro de uma exposição? Nesta viagem pela obra de Júlia Ventura vamos brincar com as emoções, as suas cores, a mímica dos seus gestos e movimentos, treinando a coordenação motora, o ritmo suave, lento, rápido ou forte e a repetição de traços sobre papel.
Palavras-chave: fotografia, emoções, performance, coordenação motora, ritmo, repetição.
1.º e 2.º ciclos
O que nos diz um retrato?
O que é um retrato e um autorretrato? Será que um artista pode criar o seu retrato de muitas maneiras diferentes? E nós, somos sempre iguais? A galeria, povoada pelas fotografias de Júlia Ventura, leva-nos num percurso em que falamos de emoções, de associações livres entre os vários sentidos, convidando-nos a criar novas narrativas em colaboração: qual o símbolo da alegria, o cheiro do medo, o som da tristeza? Será que o conseguimos definir? Nesta visita vamos descobrir, ainda, como reproduzir os gestos do dia-a-dia combinando desenho e fotografia, movimento e imagem estática.
Palavras-chave: retrato, autorretrato, emoções, sentidos, repetição.
3.º ciclo, Ensino Secundário e Profissional
Mergulho
Mergulhando nos primeiros anos de produção de Júlia Ventura, mergulhamos também na consciência do nosso próprio sentir e fazer: o que sinto? O que vejo? O que faço? E porquê?
Neste mergulho, a consciência é exacerbada pelas pressões da Imagem (de nós e do Outro) reivindicando com urgência espaço para o questionamento e liberdade de expressão. Nesta visita, através do teatro físico, desenho cego e escrita criativa, criaremos momentos de contacto entre Júlia Ventura e o mundo, o mundo e Eu.
Palavras-chave: individualidade, liberdade, consciência, emoções.
18 MAY
– 29 SEP 2024
VISITAS ESCOLAS
TER – SEX 10:00 – 12:00
Entrada gratuita mediante reserva (escolas até ao 12.º ano)
21 761 90 78
culturgest.escolas@cgd.pt
MEDIAÇÃO
Ana Nunes, Joana Manaças, Maria Sassetti, Tatiana Saum e Teresa Vaz