Dentes de Leão

Dentes de Leão é um projeto no âmbito das artes participativas que reúne artistas, jovens e agentes culturais no desenvolvimento de projetos de criação e de um programa cultural comum dedicado aos concelhos de Évora e Sardoal. Entre Janeiro de 2022 e Março de 2023, intervenientes de Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik e Oslo vão participar em encontros informais, residências artísticas, oficinas e laboratórios e trabalhar em conjunto na criação e apresentação de projetos colaborativos.

Os artistas selecionados para integrar o projeto Dentes de Leão terão duas fases de trabalho, uma primeira, de formação e pesquisa; e uma segunda, de criação e apresentação. Na primeira fase (Janeiro a Maio 2022), os artistas participam em dois laboratórios e duas residências partilhadas, apresentando seguidamente propostas concebidas para Évora e Sardoal. Estes projetos artísticos serão selecionados com a colaboração dos jovens num encontro na Culturgest, em Lisboa (Maio 2022).

Desta seleção resultarão 5 criações (uma delas de um artista da Islândia), desenvolvidas ao longo da segunda fase (Junho 2022 a Março 2023), em residências artísticas em Évora e no Sardoal, e apresentadas em atelier aberto em Évora (Outubro 2022) e nos ciclos de artes participativas no Sardoal (Outubro 2022) e em Lisboa (Janeiro 2023).

Ao longo de todo o processo, será dada grande importância à participação dos jovens de Évora, Sardoal e Lisboa, a quem caberá mapear os territórios onde os projetos se irão desenvolver, partilhar inquietações e expectativas e colaborar com todos os artistas, pelo que se prevêem encontros mensais (presenciais ou virtuais) entre estes intervenientes.

 

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants
Operador do programa: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral do Património Cultural
Parceiro do programa: Direção-Geral das Artes
Promotor: Materiais Diversos
Parceiros: Pó de Vir a Ser, Academy of the Senses, Município de Sardoal, Culturgest
Colaboração com: Município de Évora, OsloMet, ICNOVA NOVA FCSH e IHA - Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH, Universidade de Évora, Assimagra

None

Partilhar Facebook / Twitter