Anne Teresa De Keersmaeker, Jean-Guihen Queyras / Rosas

Anne Teresa De Keersmaeker, Jean-Guihen Queyras / Rosas

Suites para Violoncelo de Bach

Anne Teresa De Keersmaeker, Jean-Guihen Queyras / Rosas

Suites para Violoncelo de Bach

As suítes para violoncelo de Johann Sebastian Bach são consideradas um marco na história da música ocidental. Os elementos intelectuais e arquitetónicos da partitura continuam a ter um apelo contemporâneo, com a sua vitalidade rítmica e complexidade melódica. A afinidade de Anne Teresa De Keersmaeker com Bach já era aparente em criações anteriores. Nesta produção, a coreógrafa continua a perseguir uma escrita coreográfica que captura a essência da linguagem musical de Bach. A partitura, executada pelo violoncelista de renome mundial Jean-Guihen Queyras, é interpretada e “desafiada” por três bailarinos e duas bailarinas, entre as quais a própria coreógrafa. Desta fascinante simbiose de música e dança, emergem as seis suítes na sua individualidade e na riqueza das suas interconexões.

Entre janeiro e março, a companhia de dança Rosas apresenta duas coreografias de Anne Teresa De Keersmaeker com música de Johann Sebastian Bach, na Fundação Gulbenkian e na Culturgest. Em ambos os casos, a música é interpretada ao vivo por músicos da primeira ordem: o violoncelista Jean-Guihen Queyras interpreta os Seis Cello Suites na primeira peça, enquanto o pianista Pavel Kolesnikov toca as Variações Goldberg na segunda. Uma oportunidade única de ouvir e, de certa forma, “ver” alguma da música mais bela alguma vez escrita.

© Anne Van Aerschot.

9–10 JAN 2022

Comprar Bilhetes
Fundação Gulbenkian
20€ – 30€
Duração 90 min
M/6

Bilhetes disponíveis a partis de 14 DEZ

Parceria

Fundação Gulbenkian

Coreografia

Anne Teresa De Keersmaeker

Violoncelo 

Jean-Guihen Queyras

Criação e interpretação

Boštjan Antončič, Anne Teresa De Keersmaeker, Marie Goudot, Julien Monty, Michaël Pomero

Música

Johann Sebastian Bach 6 Cello Suites, BWV 1007 to 1012

Figurinos

An D’Huys

Vestido Anne Teresa De Keersmaeker

Anke Loh

Dramaturgia

Jan Vandenhouwe

Som

Alban Moraud

Desenho de luz

Luc Schaltin

Produção

Rosas

Coprodução

De Munt / La Monnaie (Bruxelas), Ruhrtriennale, Concertgebouw Brugge, Philharmonie de Paris – Théâtre de la Ville (Paris) – Festival d’Automne à Paris, Sadler’s Wells (Londres), Les Théâtres de la Ville de Luxembourg, Opéra de Lille, Ludwigsburger Schlossfestspiele, Elbphilharmonie (Hamburgo), Montpellier Danse 2018
 
Realizado com o apoio do Belgian Tax Shelter, em colaboração com Casa Kafka Pictures Tax Shelter empowered by Belfius.
 

Partilhar Facebook / Twitter