Este evento já decorreu.

Anne Teresa De Keersmaeker, Pavel Kolesnikov / Rosas

Anne Teresa De Keersmaeker, Pavel Kolesnikov / Rosas

The Goldberg Variations, BWV 988

Anne Teresa De Keersmaeker, Pavel Kolesnikov / Rosas

The Goldberg Variations, BWV 988

As Variações Goldberg pertencem ao período tardio de Bach, no qual o compositor estica os limites dos temas musicais, num jogo de variações, cânones e fugas. A composição parte de uma melodia simples e tranquila, que se vai desdobrando num universo musical de uma variedade extraordinária e uma complexidade sem paralelo.
No seguimento das suas coreografias dos Cello Suites e dos Concertos Brandeburgueses, Anne Teresa De Keersmaeker continua a sua relação com Bach, desta vez no formato de um solo, interpretado pela própria coreógrafa e acompanhada pelo pianista Pavel Kolesnikov. Com mais de trinta variações do tema principal, a música coloca um verdadeiro desafio à coreografia: como encontrar uma forma de dança capaz de adaptação e flexibilidade, mantendo um núcleo imutável. Para De Keersmaeker, as Variações Goldberg representam um convite a consolidar o caminho percorrido, na sua busca contínua por um idioma coreográfico pessoal.

Entre janeiro e março, a companhia de dança Rosas apresenta duas coreografias de Anne Teresa De Keersmaeker com música de Johann Sebastian Bach, na Fundação Gulbenkian e na Culturgest. Em ambos os casos, a música é interpretada ao vivo por músicos da primeira ordem: o violoncelista Jean-Guihen Queyras interpreta os Seis Cello Suites na primeira peça, enquanto o pianista Pavel Kolesnikov toca as Variações Goldberg na segunda. Uma oportunidade única de ouvir e, de certa forma, “ver” alguma da música mais bela alguma vez escrita.

A passagem de Steve Paxton pela Culturgest, em 2019, foi um momento ímpar. A passagem de Anne Teresa de Keersmaeker pela Culturgest, em 2018, foi um momento único. A passagem de Bach pela Humanidade, no século XVIII, foi um momento marcante. Antes de recebermos Anne Teresa em Março, para dançar as Goldberg Variations, ouvimos Steve sobre a obra-prima de Johann. Três génios a dançar no mesmo limbo.
Trailer THE GOLDBERG VARIATIONS, BWV 988
© Anne Van Aerschot.

03 MAR 2022
QUI 21:00

04 MAR 2022
SEX 21:00

Esgotado
Auditório Emílio Rui Vilar
20€ (descontos)
Duração 1h45
M/6

O uso de máscara permanece obrigatório.

Parceria

Fundação Gulbenkian

Apoio

Antena 2

Coreografia e dança

Anne Teresa De Keersmaeker

Música

Johann Sebastian Bach, The Goldberg Variations, BWV 988

Piano

Pavel Kolesnikov 

Colaboração musical

Alain Franco

Assistente coreográfica

Diane Madden

DESENHO DE PALCO E LUZ

Minna Tiikkainen

PRODUÇÃO
Rosas
COPRODUÇÃO
Wiener Festwochen, Concertgebouw (Brugge), De Munt / La Monnaie, Théâtre de la Ville – Théâtre du Châtelet (Paris), Internationaal Theater Amsterdam – Julidans, Sadler’s Wells (Londres), Montpellier Danse

Realizado com o apoio do Belgian Tax Shelter, em colaboração com Casa Kafka Pictures Tax Shelter empowered by Belfius

Piano disponibilizado por Yamaha

Partilhar Facebook / Twitter