Este evento já decorreu.

Ananya Kabir

Mundu Nôbu in creolization: Remembering as world making

cancelamento HAMADY BOCOUM

Lamentamos informar que o prof. Hamady Bocoum não poderá estar presente por motivo de saúde. 
 

Ananya Kabir
Mundu Nôbu in creolization: Remembering as world making

Em substituição de Hamady Bocoum recebemos Ananya Kabir, professora na King’s College London e diretora do projeto Modern Moves que apresenta a conferência Mundu Nôbu in creolization: Remembering as world making (Mundu Nôbu na crioulização: relembrar como maneira de criar mundos).

O ponto de partida da conferência é o disco Mundu Nôbu de Dino D' Santiago, artista ativo na preservação e criação dos géneros tradicionais. Ananya Kabir aborda a finalidade da crioulização como valor cultural e explora também o poder da palavra oral nos géneros artísticos performativos como canal preferencial da sociedade pós-colonial. 

Ananya Kabir é Professora de Literatura Inglesa no King’s College em Londres. O seu trabalho assenta na investigação sobre a interseção do texto escrito com outras formas de expressão cultural no âmbito do exercício coletivo do "recordar" e do "esquecer". Através de uma bolsa do ERC - Conselho Europeu de Investigação (2013-2018) liderou a "Modern Moves", uma pesquisa interdisciplinar sobre a herança africana de dança e música.

Pelo seu trabalho inovador em Humanidades, recebeu o Prémio Infosys Humanities (2018), atribuído pela Infosys Science Foundation, Índia, e o Prémio Humboldt (2018), dado pela Fundação Alexander von Humboldt na Alemanha.

Atualmente, está a escrever Alegropolitics: Connecting on the Afromodern Dance Floor. Os seus novos projetos de investigação vão mais longe na exploração dos conceitos de crioulização transoceânica por via da produção cultural através do oceanos Atlântico e Índico. Ananya Kabir gosta especialmente do desafio de trabalhar em idiomas e géneros variados. O papel do prazer em flexibilizar as políticas de produção cultural é um interesse de longa data que tem prevalecido através das suas várias especializações, dos períodos medievais aos pós-coloniais.

11 DEZ 2019
QUA 18:30

Pequeno Auditório
Entrada gratuita*

Em inglês sem tradução simultânea
Duração 90 min

* Sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 18:00

Annaya Kabir: I am a global citizen
Annaya Kabir: I am a global citizen
Partilhar Facebook / Twitter