Este evento já decorreu.

Lacoste, Macé, Roux, Ictus [CANCELADO]

Lacoste, Macé, Roux, Ictus [CANCELADO]

Suite n°4

Lacoste, Macé, Roux, Ictus [CANCELADO]

Suite n°4

ESPETÁCULO CANcelado

Na sequência das recomendações e orientações da Direção-Geral da Saúde para contenção da disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), e de acordo com o seu plano de contingência, a Culturgest comunica que vai estar encerrada a partir de 15 de janeiro e até ao fim do confinamento.

Mais informações aqui

A companhia Encyclopédie de la Parole do encenador francês Joris Lacoste tem sido convidada por festivais e teatros de toda a Europa, inclusive de Lisboa, com o seu ciclo Suites. Os Suites nº1, nº 2 e nº 3 foram elaborados com atores e cantores com base num imenso acervo sonoro de fragmentos de texto, oriundos de canções, conversas, instruções, blogs, posts na Internet, etc. No capítulo final da série Suites, Joris Lacoste opta por dar a ouvir o material em bruto que está na base das suas apresentações: as vozes gravadas do seu acervo sonoro. Já não se trata de atores a dar vida a vozes perdidas, mas dos próprios que regressam do passado para falar com as suas vozes, a sua melodia original, o seu tom único. Ao som da música de Macé & Roux, interpretada ao vivo pelo ensemble Ictus, o espetáculo oferece um trabalho operático falado em línguas de todo o mundo, desde o inglês, o japonês e o português a línguas ‘exóticas’ como susu, xangainês ou tomáraho transportando consigo os lugares, situações e emoções da sua origem, acontecimentos importantes ou insignificantes – mil pormenores registados pela gravação e reproduzidos novamente para nós.

Centrando-se nas modulações ínfimas e infinitas da fala humana, Suite n.º 4 é uma espécie de teatro de fantasmas, mas com aparições bem vivas que falam, sussurram, choram, riem, pregam e consolam, condenam e encorajam, desejam e lamentam, sofrem e brincam e vivem sem nunca querer morrer.

Encyclopédie de la parole, Joris Lacoste, Pierre-Yves Macé: Suite n°3 – Europe

25 FEV 2021
QUI 21:00

Cancelado
Grande Auditório
16€ (descontos)
Duração 2h10
M/14

Para informações sobre devolução de bilhetes contacte-nos através dos emails culturgest.bilheteira@cgd.pt (bilhetes adquiridos na Culturgest) ou ticketline@ticketline.pt (bilhetes adquiridos na rede Ticketline)

CONCEITO E DIREÇÃO

Encyclopédie de la parole & Ictus

composição dramatúrgica

Joris Lacoste

composição musical instrumental

Pierre-Yves Macé

composição musical electroacústica

Sébastien Roux

direção

Joris Lacoste

coleção documentos

Joris Lacoste, Oscar Lozano Pérez,Elise Simonet

som

Stéphane Leclercq, Alexandre Fostier

luz e cenografia

Florian Leduc

criação gráfica e vídeo

Oscar Lozano Pérez

DIRECÇÃO TÉCNICA

Wilfried Van Dyck

colaboração artística

Elise Simonet, Oscar Lozano Pérez, Nicolas Rollet 

a Fondation d’entreprise Hermès no contexto do programa New Settings Coprodução MC93 – Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis / Festival d’Automne à Paris, Théâtre National de Strasbourg, Wiener Festwochen, KunstenFestivalDesArts, Ensemble Ictus, Teatro Municipal do Porto, Le Quartz - Scène Nationale de Brest, Festival Musica. Com a participação de DICREAM

residências

Subs, Lyon, temporada 2019-20; MC93 – Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis; Théâtre National de Strasbourg

conselho coreográfico

Marie Goudot

produção e administração

Edwige Dousset e Garance Crouillère, com assistência de Victoire Costes

com

Hugo Abraham (contrabaixo, baixo elétrico), Tom De Cock (percussão), Chryssi Dimitriou (flautas), Luca Piovesan (acordeão), Jean-Luc Plouvier (teclado eletrónico), Eva Reiter (viola da gamba, flauta Paetzold), Primož Sukič (guitarra elétrica, mandolina, banjo)

produção

Echelle 1:1 (companhia apoiadapelo Ministère de la Culture et de la Communication / DRAC Île-de-France e pelo Conseil régional d’île-de-France), em parceria com Ictus (ensemble apoiado pela Comissão Europeia, a Comunidade Flamenga - Vlaamse Overheid e Vlaamse Gemeenschapscommisie)

com

Partilhar Facebook / Twitter