Este evento já decorreu.

MISTIFÓRIO

Território #1

MISTIFÓRIO

Território #1

Curadoria: Natxo Checa

Os gabinetes de curiosidades do século XVI contribuíram de modo significativo para impulsionar uma compreensão científica do mundo através da organização categórica dos objetos que albergavam.

Mistifório pretende fazer exatamente o oposto: apresentar uma miscelânea, facilitar um fórum misto de coisas díspares e estabelecer ligações quânticas entre elas, por via da sobreposição de tempos, espaços e representações de diferentes proveniências e culturas. Vejamos: poderá uma obra de Almada Negreiros conviver com um almanaque Batak inscrito sobre uma costeleta de bovino? Terá algum sentido projetar o filme Máquina de Lavar (teste de câmara) de João Maria Gusmão + Pedro Paiva por cima de estatuária aborígene? Será que a coexistência de coisas aparentemente desconexas altera a aura de ambas as partes, o todo, a soma, a ordem mundial? Ou, pelo contrário, contribui para uma outra cosmovisão, remexendo os relógios intestinais dos visitantes?

Com obras de Almada Negreiros, Anne Lefebvre, Ernesto Melo e Castro, Maria José Aguiar, Gonçalo Pena, Alexandre Estrela, Ana Hatherly, Mattia Denisse, António Areal, Pancho Guedes, Vespeira, Mané Pacheco, Malangatana, Salette Tavares, Fernando Calhau, entre outros, e uma seleção de esculturas tradicionais, artefactos, mapas e minerais africanos, asiáticos e americanos.

© Renato Cruz Santos.
© Renato Cruz Santos.
© Renato Cruz Santos.
© Renato Cruz Santos.
© Renato Cruz Santos.
© Renato Cruz Santos.

10 FEV 2023
SEX 22:00

11 FEV
– 14 MAI 2023

Culturgest Porto

Entrada gratuita

Inauguração
10 FEV 2023
22:00 - 00:00

11 FEV - 14 MAI 2023
TER - DOM
13:00 - 18:00

Biografia Natxo Checa

Nasceu em Barcelona em 1968. Foi um dos fundadores da Galeria Zé dos Bois em 1994, associação onde continua a trabalhar e na qual comissariou e produziu dezenas de exposições. Criou um inovador sistema de residências, quer dentro quer fora de portas, trabalhando em estreita colaboração com os artistas não só nas suas exposições, mas também na produção das suas obras.

Foi o comissário da representação portuguesa à Bienal de Veneza de 2009 e recebeu uma menção honrosa no prémio de Melhor Produtor Cultural Natércia Campos em 2011.

Parceria

Fidelidade Arte

 

 

Partilhar Facebook / Twitter