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Está a dançar agora? (sobre movimentos de pedestres)

Paula Caspão
© Frans Pans.

Steve Paxton.

Uma conversa conduzida por Paula Caspão sobre o que é a dança, a partir da seguinte citação de Steve Paxton: “Como a famosa árvore da qual é incerto se será ouvida se cair numa floresta sem pessoas, há uma maneira de ver as coisas que as tornam performance.”
Durante as conversas, os participantes poderão ainda visitar a exposição Esboços de Técnicas Interiores.

Programa completo Quatro Leituras a partir de Paxton

 

SINOPSE

Nos anos 1960, Steve Paxton criou novas danças experimentais feitas apenas com movimentos de pedestres. As suas danças perguntavam: onde começa a dança? Os simples gestos de caminhar, ficar em pé, sentar-se, podem ser considerados dança? E quais são os procedimentos para oferecer ao público "uma maneira de ver as coisas que as tornam performance”?

 

BIOGRAFIA

Escritora e artista, investigadora de pós-doutoramento (Faculdade de Ciência e Tecnologia) e docente no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa (CET/FLUL). Investigadora associada no Centro de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL). Doutorada em Filosofia (epistemologia e estética) pela universidade de Paris-10, foi visiting scholar  no departamento de Estudos de Performance da Universidade de Nova Iorque (2018). Atualmente investiga os gestos, as ecologias e as poéticas implicadas nas práticas específicas e nas formas de trabalho (i)material que constituem o museu, o arquivo e o fazer histórico. Explorando procedimentos de contaminação entre as práticas coreográficas e as práticas teóricas e/ou documentais, o seu trabalho artístico e teórico tem sido apresentado através da Europa, Austrália e EUA desde 2005. É autora de Relations On Paper (2013), editora de The Page As a Dancing Site (2014) e Pièces Assemblées (2017).
 

21 MAR 2019
QUI 18:30

Galeria

Entrada gratuita*
Duração 90 min

* Entrada gratuita, sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no dia a partir das 18:00

Em português e inglês

CURADORIA E MODERAÇÃO

João Fiadeiro, Romain Bigé e Liliana Coutinho

COM

Paula Caspão

Ciclo Steve Paxton

Coreógrafo, bailarino e improvisador norte-americano, Steve Paxton (1939) tem moldado continuamente a face da dança nas últimas seis décadas. Tendo iniciado a sua carreira nos anos 1950, Paxton dançou com José Limon e Merce Cunningham, foi um dos fundadores do Judson Dance Theatre, fonte de criações coletivas que lançaram as raízes da dança pós-moderna, e do coletivo de improvisação nova-iorquino Grand Union. Inventou duas técnicas – Contact Improvisation (Contacto-Improvisação) e Material for the Spine (Material para a Coluna) –, e cruzou-se com artistas plásticos (como Robert Rauschenberg), tornando-se também marcante para o universo das artes visuais. Tudo isto enquanto escrevia extensamente sobre movimento (mais de cem artigos desde 1970) e atuava em espetáculos de dança improvisada por todo o mundo.

O seu trabalho tem vindo a influenciar coreógrafos e bailarinos, muitas vezes ao ponto de se perder a origem de algumas das suas pesquisas: a análise e integração de movimentos quotidianos (como caminhar), a importância do tato, do peso e do equilíbrio e a abertura ao corpo não-técnico.

Em Portugal, o pensamento de Steve Paxton e do Judson Dance Theatre tiveram uma influência decisiva em muitos dos integrantes da chamada Nova Dança Portuguesa, que partilhavam, em vários aspetos, as suas inquietações sobre a relação entre a arte e o quotidiano.

Partindo desta perspetiva, a Culturgest apresenta o ciclo Steve Paxton que tem como elemento central uma exposição com curadoria de Romain Bigé e de João Fiadeiro e a apresentação de algumas performances históricas em palco. O programa Paxton não se esgota aqui. A transversalidade do seu trabalho traduz-se ainda numa série de cinco conferências (a primeira das quais com o próprio Paxton), três workshops sobre Contacto-Improvisação, Material para a Coluna e a relação entre dança e pensamento, o envolvimento de escolas e a ativação do espaço expositivo numa arena performativa.

 

Relação com escolas de dança

 

No contexto da exposição de Steve Paxton, e com o objetivo de assegurar que a obra de um dos filósofos-criadores mais influentes da História da Dança não passe despercebida, a Culturgest contactou algumas escolas de dança  e centros de investigação em Lisboa. Assim se desenhou uma colaboração que terá início com uma série de colóquios-demonstrações sobre o legado de Steve Paxton que os curadores da exposição, Romain Bigé e João Fiadeiro, apresentarão em cada escola/centro associado. De modo a proporcionar um aprofundamento individual do trabalho de Paxton, esta acção prosseguirá com uma presença contínua e participada de estudantes (com livre trânsito) nas galerias da Culturgest. Por último, as escolas/ centros foram encorajadas a deslocar temporariamente para as galerias algumas das suas actividades de modo a que o espaço expositivo fique povoado por praticantes e investigadores.

 

Escolas e centros associados
 

c-e-m. centro em movimento

CI LX jam

Escola Superior de Dança

Escola Superior de Teatro e cinema

FOR - Formação Olga Roriz

Forum Dança

Faculdade de Motricidade Humana

 

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