Este evento já decorreu.

FICÇÃO E FAKE

Joana Gonçalves Sá e Tónan Quito

FICÇÃO E FAKE

Joana Gonçalves Sá e Tónan Quito

Moderação: Margarida David Cardoso, jornalista do Fumaça


A Grande Magia conta a história de um homem ciumento que é abandonado pela mulher com a ajuda de um mágico que a faz desaparecer no meio de um truque de magia. Este homem escolhe então passar o resto da vida a acreditar que a mulher desapareceu dentro da caixa do mágico e não que o abandonou. Mesmo quando todos os dados estão lá a anunciá-la, prefere a fantasia à realidade.

Esta história torna-se agora um convite a refletir acerca do entrelaçamento entre realidade e ficção e, no seu extremo, da substituição da primeira pela segunda.  Para o fazer, juntaremos numa conversa aberta à participação do público Tónan Quito, ator e encenador de A Grande Magia, e Joana Sá, professora do Instituto Superior Técnico (IST-UL) e coordenadora de um projeto que investiga as dinâmicas comportamentais da partilha de fake news.

INSIDE OUT - Spot

26 JUN 2021
SÁB 18:00

Anfiteatro ao ar livre Culturgest
Gratuito*
Duração 60 min

*sujeito à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15:00

Biografias

JOANA GONÇALVES DE SÁ é professora associada convidada no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST-UL) e Investigadora Principal no LIP onde coordena o grupo de investigação em “Social Physics and Complexity - SPAC”. Foi investigadora principal no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) entre 2012 e 2018, onde também coordenou a Iniciativa Ciência e Sociedade, uma equipa de comunicação de ciência e outreach, e dirigiu o Programa de Doutoramento Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), com o objectivo de melhorar a ciência nos PALOP.
Utiliza técnicas experimentais e computacionais (“big data” e ciência da complexidade) no estudo do processo decisório, principalmente em política e saúde. Problemas em que atualmente o SPAC trabalha incluem epidemiologia, dinâmica de redes, discurso político e partilha de desinformação.  
Nasceu no Porto, licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico e, através do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina, desenvolveu a sua tese de doutoramento em Biologia de Sistemas na Universidade de Harvard, EUA. Recebeu em 2019 uma bolsa do European Research Council para estudar o papel dos enviesamentos do comportamento na partilha de “Fake News”.
 

TÓNAN QUITO é ator e encenador, licenciado pela ESTC, começou o seu percurso no 4º Período – O do Prazer, dirigido por António Fonseca. Trabalhou com Luís Miguel Cintra, Joaquim Horta, Lúcia Sigalho, Paula Diogo, Nuno Cardoso, Tiago Rodrigues, Jorge Andrade, Patrícia Portela, Pedro Gil, João Garcia Miguel, Gonçalo Waddington, Tiago Guedes, Alex Cassal, Miguel Loureiro, Carla Maciel entre outros. Foi cofundador da Truta onde dirigiu Ivanov, Histórias do Bosque de Viena e Anatol. Cocriou com Tiago Rodrigues Entrelinhas, texto do mesmo; e com Pedro Gil Fausta, de Patrícia Portela. Fundou a HomemBala com Patrícia Costa e dirigiu Um Inimigo do Povo, Ricardo III, Fé, Caridade e Esperança, Oresteia e Casimiro e Carolina. Dirigiu ainda Sonho de uma Noite de Verão para a Companhia Maior. Teve pequenas participações em filmes de Simão Cayatte, Jacinto Lucas Pires, Hugo Pedro, Manuel Mozos, Tiago Guedes, entre outros, assim como em televisão, destacando o trabalho com Filipe Melo, João Leitão, Tiago Guedes e Marco Martins. Em 2019, protagonizou o filme Tristeza e Alegria na vida das Girafas de Tiago Guedes. Foi docente auxiliar na ESTC em 2019.

Cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia no âmbito do projeto Create to Connect, Create to Impact

Create do Connect

APOIO À DIVULGAÇÃO
Fumaça

Partilhar Facebook / Twitter