Doclisboa 2020
"Arquivos do Presente" apresenta uma seleção de filmes que não só lidam com diferentes materiais de arquivo como são também eles próprios arquivos autónomos e dinâmicos. São obras que se multiplicam através de uma teia de documentos, provas, memórias, numa constante arqueologia do presente, numa luta contra o esquecimento, questionando o passado e o futuro.
O Doclisboa regressa à Culturgest. A 18ª edição é uma viagem começada em outubro de 2020 e que terminará em março próximo. Em 2021 serão três os momentos de programação, um por mês, orientados por uma ideia de fundo para explorar propostas, questões e reflexões. Cada programa é acompanhado por debates e conversas.
Em janeiro, o programa Ficaram Tantas Histórias por Contar irá observar os silêncios das histórias individuais e coletivas. Fevereiro olha o Arquivos do Presente, em que os filmes se multiplicam em diversas identidades — documento, prova, registo —, numa constante arqueologia do presente. E, por fim, março abre-se a De Onde Venho, Para Onde Vou que se debate sobre momentos chave da vida, numa dialética entre os detalhes em que a câmara se deteve e os caminhos que se continuarão a trilhar.
Uma programação que apresentará obras de realizadores como Frederick Wiseman, Mohammad Malas, Paula Gaitán e Ulrike Ottinger, entre outros. O Doclisboa volta a trazer o mundo inteiro à capital, comprometendo-se sempre a reafirmar a natureza coletiva da experiência do cinema.
5–7 FEV 2021
*Descontos e cadernetas voucher disponíveis
Filmes legendados em português e inglês
M/12 (exceções assinaladas no programa)