Este evento já decorreu.

Inteligência Artificial - A ascensão dos robôs

Martin Ford

Sabemos há muito tempo que os robôs substituiram a maioria dos trabalhos manuais. No entanto, agora eles assumem trabalhos complexos que antes se pensava poderem ser feitos apenas por humanos. Martin Ford analisa como o ritmo acelerado das novas tecnologias mudará, para melhor e pior, a economia, o mercado de trabalho, o sistema educacional e a sociedade em geral.

Martin Ford tem mais de 25 anos de experiência em design de computadores e desenvolvimento de software, tendo fundado uma empresa nessa área em Silicon Valley e é autor dos livros Rise of the Robots: A Tecnologia e a Ameaça de um Futuro sem Emprego e As Luzes no Túnel: Automação, Aceleração da Tecnologia e Economia do Futuro. Rise of the Robots recebeu o prémio Livro do Ano do Financial Times / McKinsey e foi nomeado como um dos melhores livros de negócios pelo Business Insider. Ford é graduado em engenharia de computação pela Universidade de Michigan, Ann Arbor e graduado em administração de empresas pela UCLA. Escreveu para publicações como Fortune, Forbes, The Atlantic, The Washington Post, Project Syndicate, The Huffington Post e The Fiscal Times, tendo também aparecido em inúmeros programas de rádio e televisão, incluindo programas na NPR e CNBC.

15 MAI 2019
QUA 18:30

Grande Auditório
Entrada gratuita*
Duração 1h30

*Entrada gratuita, sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15:00

Em inglês com tradução simultânea para português

Live streaming aqui

A conferência não ficará disponível após live streaming

Parceria

Fidelidade

Inteligência Artificial: Aplicações, Implicações e Especulações

 

A Inteligência Artificial impõe-se cada vez mais na realidade das sociedades contemporâneas. Novos desenvolvimentos tecnológicos nascem todos os dias mas raramente o seu impacto é devidamente reflectido na esfera pública. Assumindo a importância de conhecer e discutir esta realidade, este ciclo de debates promove o olhar e a reflexão sobre as aplicações atuais da Inteligência Artificial, as suas implicações sociais nas mais variadas dimensões (da saúde à privacidade, à empregabilidade e outras) e a forma como se imagina o futuro neste novo paradigma.

Entre abril e junho, o ciclo divide-se em três momentos, cada um com um programa duplo: um debate com vários oradores do meio académico e empresarial e uma grande conferência.

17 ABR QUA

16:00 APLICAÇÕES
18:30 APLICAÇÕES (AS BOAS E AS MÁS) com Mário Figueiredo

15 MAI QUA

16:00 IMPLICAÇÕES
18:30 A ASCENSÃO DOS ROBÔS com Martin Ford

05 JUN QUA

16:00 ESPECULAÇÕES
18:30 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL HUMANO COMPATÍVEL com Stuart Russell

 

PARCERIA

Fidelidade - Companhia de Seguros
Culturgest

PARCERIA CIENTÍFICA

Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

CONSULTORES CIENTÍFICOS

Arlindo Oliveira (IST), Ana Paiva (IST), Mário Figueiredo (IST)

CURADORIA

Arlindo Oliveira, Ana Paiva, Liliana Coutinho, Mário Figueiredo

Ciclo Fidelidade - Culturgest

Live streaming
Live streaming
Partilhar Facebook / Twitter