Este evento já decorreu.

Inteligência Artificial - Aplicações (As Boas e as Más)

MÁRIO FIGUEIREDO

Inteligência artificial, ciência de dados (data science), aprendizagem automática (machine learning), big data são termos que se tornaram parte do quotidiano, surgindo frequentemente no discurso político, económico, social e mesmo filosófico. Poucas são as esferas da vida contemporânea imunes ao impacto destas técnicas no funcionamento das sociedades modernas.

Na primeira conferência desde ciclo, Mário Figueiredo explica o que é a inteligência artificial e a aprendizagem automática e como se inserem no contexto mais geral da ciência de dados. Apresenta ainda uma perspetiva histórica da relação entre o desenvolvimento explosivo destas técnicas e a generalização do acesso à Internet e termina com exemplos de aplicações, algumas boas (no combate à pobreza, no diagnóstico médico e na preservação de espécies ameaçadas), outras obviamente más (como a interferência em eleições e o ciberterrorismo), e várias outras sobre as quais não fará juízos de valor, deixando a discussão dos impactos para o segundo dia desta série de apresentações e debates.

Mário Figueiredo é doutorado e agregado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde é professor catedrático, sendo também investigador sénior, coordenador de área e líder de grupo no Instituto de Telecomunicações. As suas áreas de investigação são a aprendizagem automática (machine learning), o processamento e análise de imagens e a optimização. Pelo seu trabalho (publicado em várias centenas de artigos) recebeu várias distinções e prémios nacionais e internacionais, nomeadamente: Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), Fellow da International Association for Pattern Recognition (IAPR), prémio W. R. G. Baker (IEEE), prémio Pierre Devijver (IAPR), Technical Achievement Award da European Association for Signal Processing, bem como vários prémios em conferências e revistas internacionais de referência. Desde 2014 até ao presente que tem integrado a prestigiada lista anual Highly Cited Researchers (Clarivate Analytics), sendo o único português das áreas da engenharia ou ciências da computação com esta distinção.

 

17 ABR 2019
QUA 18:30

Grande Auditório
Entrada gratuita*
Duração 1h30

*Entrada gratuita, sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15:00

Em português com tradução simultânea para inglês

Live streaming aqui

Parceria

Fidelidade

Inteligência Artificial: Aplicações, Implicações e Especulações

 

A Inteligência Artificial impõe-se cada vez mais na realidade das sociedades contemporâneas. Novos desenvolvimentos tecnológicos nascem todos os dias mas raramente o seu impacto é devidamente reflectido na esfera pública. Assumindo a importância de conhecer e discutir esta realidade, este ciclo de debates promove o olhar e a reflexão sobre as aplicações atuais da Inteligência Artificial, as suas implicações sociais nas mais variadas dimensões (da saúde à privacidade, à empregabilidade e outras) e a forma como se imagina o futuro neste novo paradigma.

Entre abril e junho, o ciclo divide-se em três momentos, cada um com um programa duplo: um debate com vários oradores do meio académico e empresarial e uma grande conferência.

17 ABR QUA

16:00 APLICAÇÕES
18:30 APLICAÇÕES (AS BOAS E AS MÁS) com Mário Figueiredo

15 MAI QUA

16:00 IMPLICAÇÕES
18:30 A ASCENSÃO DOS ROBÔS com Martin Ford

05 JUN QUA

16:00 ESPECULAÇÕES
18:30 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL HUMANO COMPATÍVEL com Stuart Russell

 

PARCERIA

Fidelidade - Companhia de Seguros
Culturgest

PARCERIA CIENTÍFICA

Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

CONSULTORES CIENTÍFICOS

Arlindo Oliveira (IST), Ana Paiva (IST), Mário Figueiredo (IST)

CURADORIA

Arlindo Oliveira, Ana Paiva, Liliana Coutinho, Mário Figueiredo

Ciclo Fidelidade - Culturgest

[LIVE] Inteligência Artificial: Aplicações
[LIVE] Inteligência Artificial: Aplicações
Inteligência Artificial: ciclo Fidelidade-Culturgest
Inteligência Artificial: ciclo Fidelidade-Culturgest
Partilhar Facebook / Twitter