Este evento já decorreu.

Inteligência Artificial Humano Compatível

STUART RUSSELL

Todas as tecnologias responsáveis pela inteligência artificial estão a evoluir a ritmos exponenciais. Muito em breve e em praticamente todas as áreas de negócios, da cultura e da vida humanas, as máquinas artificialmente inteligentes estarão a fazer coisas que agora nem se concebem. Se a Inteligência Artificial é o cérebro da máquina do futuro, o robô é o seu corpo. Estes assumem cada vez mais funções que antes exigiam um ator humano, com consequências e oportunidades. Poucas pessoas entendem esse futuro melhor do que Stuart Russell, um dos principais investigadores na área das aplicações práticas da inteligência de máquinas.

Stuart Russell é professor de Engenharia Eletrotécnica e Ciências da Computação na Universidade da Califórnia, Berkeley, e professor adjunto de Neurocirurgia da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Pioneiro na compreensão e uso da Inteligência Artificial, na reflexão sobre o seu futuro a longo prazo e a sua relação com a humanidade, é também uma das principais autoridades em robótica e bioinformática. Autor de três livros sobre conhecimento, raciocínio e aprendizagem artificial, incluindo um livro de referência sobre IA. Como Professor Adjunto de Neurocirurgia, Stuart Russell tem vindo investigar na área da fisiologia computacional, com foco atual em sistemas de monitorização de unidades de cuidados intensivos. Russel é líder no desenvolvimento de tecnologias que dão sentido aos dados biológicos e que aplicam essas informações de maneira a promover a saúde humana.

Além das posições já mencionadas, Stuart Russell ocupa a cátedra Smith-Zadeh em Engenharia na UC-Berkeley e é Vice-Presidente do Conselho do Fórum Econômico Mundial sobre IA e Robótica. Recebeu vários prémios e foi responsável pela cátedra Blaise Pascal, em Paris, de 2012 a 2014. Integra vários centros de investigação, entre os quais o Berkeley Artificial Intelligence Research Lab (BAIR), o Berkeley Center for New Media (BCNM ) e o Synthetic Biology Institute (SBI). O seu trabalho desenvolve-se também em torno da ameaça de armamento autónomo. Russell é o fundador e vice-presidente da Bayesian Logic, Inc., uma empresa de análise de dados sob contrato com a ONU, que tem como objectivo a construção de um novo sistema de monitorização global do Tratado de Proibição de Teste Nuclear.

05 JUN 2019
QUA 18:30

Grande Auditório
Entrada gratuita*
Duração 1h30

Entrada gratuita, sujeita à lotação e mediante levantamento de bilhete no próprio dia a partir das 15:00

Em inglês com tradução simultânea para português

Não haverá live streaming e vídeo desta conferência

Parceria

Fidelidade

Inteligência Artificial: Aplicações, Implicações e Especulações

 

A Inteligência Artificial impõe-se cada vez mais na realidade das sociedades contemporâneas. Novos desenvolvimentos tecnológicos nascem todos os dias mas raramente o seu impacto é devidamente reflectido na esfera pública. Assumindo a importância de conhecer e discutir esta realidade, este ciclo de debates promove o olhar e a reflexão sobre as aplicações atuais da Inteligência Artificial, as suas implicações sociais nas mais variadas dimensões (da saúde à privacidade, à empregabilidade e outras) e a forma como se imagina o futuro neste novo paradigma.

Entre abril e junho, o ciclo divide-se em três momentos, cada um com um programa duplo: um debate com vários oradores do meio académico e empresarial e uma grande conferência.

17 ABR QUA

16:00 APLICAÇÕES
18:30 APLICAÇÕES (AS BOAS E AS MÁS) com Mário Figueiredo

15 MAI QUA

16:00 IMPLICAÇÕES
18:30 A ASCENSÃO DOS ROBÔS com Martin Ford

05 JUN QUA

16:00 ESPECULAÇÕES
18:30 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL HUMANO COMPATÍVEL com Stuart Russell

 

PARCERIA

Fidelidade - Companhia de Seguros
Culturgest

PARCERIA CIENTÍFICA

Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

CONSULTORES CIENTÍFICOS

Arlindo Oliveira (IST), Ana Paiva (IST), Mário Figueiredo (IST)

CURADORIA

Arlindo Oliveira, Ana Paiva, Liliana Coutinho, Mário Figueiredo

Ciclo Fidelidade - Culturgest

Partilhar Facebook / Twitter